Yoga para Gestantes

Uma reconexão com o sagrado feminino

A ideia principal do Yoga para Gestantes é ampliar o conhecimento da mulher com relação ao seu próprio corpo, suas capacidades e possibilidades, proporcionando assim mais tranquilidade e confiança neste momento tão importante da vida de uma mulher.

A prática do Yoga durante a gravidez enfatiza a criação de um ambiente psicoemocional sereno para a mulher grávida e o seu bebê, enquanto ele permanece dentro do ventre materno. Aumenta a confiança na habilidade para dar à luz, desperta o empoderamento feminino e materno.

“O Yoga te convida a confiar em si mesma”.

Informações

O Yoga para Gestantes é uma abordagem fundamentalmente terapêutica, na qual, através do corpo se estabelece uma conexão com a psique, desvelando e destravando possíveis amarras, bloqueios ou traumas que podem interferir negativamente tanto na aceitação da gestação, na progressão do trabalho de parto ou na vinculação com o bebê. 

Ajuda também na prevenção e alívio dos desconfortos e patologias potenciais (vale ressaltar aqui que a maioria das patologias já são pré-existentes a gestação, podendo estar latentes e só se manifestarem neste período).

Seguindo a tradição do Hatha Yoga, e com um olhar tântrico, este método ou modalidade de Yoga trabalha com Ásanas (posturas físicas), Pranayamas (consciência da respiração e exercidos respiratórios), Yoga Nidra (relaxamento conduzido), Dharana (foco), Dhyana (Meditação), Samkalpa (Intenções), partilha de informações entre alunas e professores e Informação.

Benefício do Yoga para a Gestante: Benefício do Yoga para o Bebê:
  • Ajuda a diminuir o estresse materno e também fetal e ensina a relaxar e respirar durante as situações difíceis ou desafiadoras;
  • Mulheres que praticam Yoga durante e após a gestação desfrutam de todos os benefícios já bem conhecidos do Yoga, além de inúmeros benefícios à gravidez, parto, recuperação pós-parto, e fortalecimento do vínculo com o bebê;
  • Alívio de problemas comuns da gravidez como: enjoos, falta de ar, ou respiração superficial, dificuldades para dormir, melhora da circulação sanguínea e de fluídos linfáticos, amenizando inchaços, câimbras e varizes, mantém frequências cardíacas mais baixas, aumenta a capacidade de oxigenação, aumenta os níveis de energia reduzindo a fadiga, reduz o risco de diabetes gestacional, melhora o tônus e a elasticidade do assoalho pélvico, diminui a duração da fase ativa do parto, e do tempo de hospitalização, aumenta a tolerância a dor, entre outros.
  • Melhora do crescimento fetal, redução da adiposidade, aumento do peso ao nascer e melhoria da condição nutricional, aumento da tolerância ao estresse e ou esforço, maturação neurocomportamental avançada, entre outros.
  • Há também alguns benefícios para o trabalho de parto como; deixa a pelve mais equilibrada e aberta favorecendo o bom posicionamento do bebê, fortalece e aumenta a flexibilidade, para ficar de cócoras por exemplo, silencia a mente reduzindo a estimulação neorocortical, facilita a liberação de endorfinas, desperta a inteligência do corpo a intuição e o instinto.
Equipe de Yoga Terapia e Yoga para Gestantes

Os instrutores do Instituto Sada Shiva são treinados para conduzir as aulas convencionais de Hatha e Tantra Yoga, como também para orientar os praticantes durante os programas de Yoga Terapia.

O programa de práticas para as gestantes é montado após uma entrevista inicial, onde são levantadas as informações necessárias para a compilação das técnicas de Yoga que serão utilizadas.

Instrutora das Gestantes

  • Mara Bianchi é educadora física desde 1995, formada como instrutora de yoga pelo Instituto Sada Shiva e responsável pelo programa de Yoga para Gestantes. Sua especialização nesta área vem de treinamento com Anne Sobota e seu programa para gestantes mães e bebes.

As práticas de Yoga Terapia & Yoga para Gestantes acontecem em dias e horários agendados.

Recomendamos que se pratique duas vezes por semana para você desfrutar dos benefícios.

As turmas têm número reduzido de alunos para que todos recebam uma atenção especial!