Curso de Formação de Instrutores de Yoga

O objetivo do Curso de Formação de Instrutores de Yoga do Instituto Sada Shiva é transmitir ao praticante um repertório de técnicas e práticas que o conduza a um estudo aprofundado sobre si mesmo, sobre seu corpo, mente e espírito, e também o capacite a transmitir e ensinar estas práticas yóguicas para futuros alunos.

Fotos Turma 2018

"O conhecimento de si é o verdadeiro conhecimento." - Shrii Shrii Anandamurti

As modalidades de Yoga abordadas neste curso são: o Tantra Yoga da tradição Ananda Marga, combinado com Hatha Yoga da tradição de Satyananda Sarasvati, da Bihar School of Yoga.
  • Tantra Yoga, também conhecido como Biopsicologia, teve como precursor o mestre Shrii Shrii Anandamurti, fundador da Ananda Marga (Caminho da Bem-Aventurança) e se trata de uma abordagem voltada para desenvolver e melhorar as funções dos chakras (centros de energia) e suas respectivas glândulas endócrinas, harmonizando as propensões mentais, ou seja, as emoções geradas nestes centros. Em sua essência está a busca de retificar o caminho da energia pela coluna vertebral e permitir que a Kundalini, a energia espiritual primordial, ascenda para os centros mais elevados levando à expansão mental e ao despertar da consciência divina.
  • Hatha Yoga Tradicional, também conhecido como yoga clássico, é composto de uma combinação de práticas que visam devolver a saúde do corpo, tornando-o forte, flexível e purificado. A prática regular de Hatha Yoga estimula os mais diversos sistemas do corpo e, por conseguinte, ajuda o praticante a alcançar maior serenidade e firmeza mental, abrindo assim as portas para se perceber e realizar estados superiores de consciência espiritual. Seguiremos a abordagem proposta por Swami Satyananda Saraswati, da Bihar School of Yoga.
Duração & Carga Horária

12 meses – 1 final de semana por mês [sábado e domingo das 8:00 às 18:30]

Total de 216 horas [adequado às exigências para registro na Aliança do Yoga – padrão 200 horas]

Pré-Requisitos

Para estar apto para cursar a “Iormação de Instrutores de Yoga” no Instituto Sada Shiva, é necessário que o candidato tenha uma pratica regular de yoga de no mínimo um ano, conforme exigência da Aliança do Yoga.

Certificação

O “Certificado de Instrutor de Yoga” é conferido ao aluno que completa o curso com a carga horária total requerida, tendo sido aprovado nos exames práticos e teóricos e participado dos estágios supervisionados.

PROFESSOR & CURSO REGISTRADOS NA ALIANÇA DO YOGA,

A Aliança do Yoga é uma entidade autônoma para união dos profissionais do ensino de Yoga do Brasil.

O curso será coordenado e ministrado pelo professor Rogério Satyavan M. G. Soares com a presença de outros professores convidados.

Rogério Satyavan iniciou sua jornada com o Yoga em meados de 2001 com os monges da Associação Ananda Marga, uma linhagem de Tantra Yoga nascida na Índia. Em 2003 começou a conduzir práticas de yoga na própria Ananda Marga de São Paulo sob a orientação de seu Acharya (professor de meditação) e em 2004 deu início ao Instituto de Yoga Sada Shiva, na cidade de São Paulo.

Formou-se oficialmente como instrutor em 2004, obtendo seu treinamento primeiramente em Tantra Yoga e, posteriormente, em Hatha Yoga pelo Shivananda Institute of Yogic Studies. Neste mesmo ano concluiu sua formação acadêmica como bacharel em psicologia, pela Universidade Paulistana.

Desde então se dedica a integrar ambos, o yoga e a psicologia, como proposta de bem-estar e transmitir as técnicas desta tradição milenar como instrumentos para equilibrar o corpo e a mente, expandir suas potencialidades adormecidas e assim desenvolver um ambiente propício para o autodesenvolvimento na jornada pela espiritualidade, a principal meta da vida humana.

I. Técnicas de YogaCompreende o estudo das principais técnicas utilizadas em uma prática de yoga, como: – asanas (posturas), – pranayamas (respiração), – concentração e meditação, – yoga nidra (relaxamento), – bhandas (travas de energia), – mudras (gestos espirituais) e – mantras.

Estas técnicas serão ensinadas progressivamente ao longo do curso, das mais básicas às intermediárias. As práticas avançadas de yoga serão ensinadas em curso de especialização à parte, para instrutores já formados e em atividade.

II. Metodologia de Ensino: Compreende os métodos e diferentes abordagens para condução de aulas. Aprenderemos a flexibilizar nossos saberes para atender diferentes públicos, locais e necessidades, como aulas em institutos de yoga, academias, aulas individuais e em grupos. A proposta é estimular cada um a deixar sua natureza e estilo pessoal surgirem com criatividade e, ao mesmo tempo, preservar a natureza clássica do yoga em sua máxima integridade.

III. Anatomia e Fisiologia: Estudo sobre o corpo humano e seu funcionamento com ênfase na biomecânica das asanas, seus benefícios para os diferentes sistemas do corpo assim como suas contraindicações de acordo com diferentes patologias e condições de saúde.

IV. Filosofia e Ética: Por se tratar de uma filosofia milenar, as raízes e os ramos da árvore do yoga vão muito além dos exercícios físicos conhecidos aqui no ocidente. Nestas aulas mergulharemos em uma viagem para conhecer o sistema ético, que é a base sobre a qual o yoga cresce, e as principais abordagens filosóficas que fundamentam seus métodos e objetivos. Entre os temas abordados estão: As bases filosóficas do Tantra: Brahma Chakra – cosmologia; Tantra e Kundalini – o sistema de chakras; Koshas – as camadas da mente; Panorama histórico do Yoga e do Tantra; Ashtaunga Yoga – os 8 ramos de sistematização do yoga; Karma, Jnana, Bhakti e Raja Yoga, entre outros temas.

V. Treinamento de Aula: Nesta disciplina os praticantes terão a oportunidade de simular a condução das diversas práticas estudadas em Técnicas de Yoga a fim de desenvolver a autoconfiança e a habilidade necessária para transmiti-las. É um momento destinado à lapidação e empoderamento do conhecimento.

VI. Disciplinas Especiais: Aqui temos um campo aberto para abordar temas que se relacionam intimamente com o yoga e extremamente úteis para o autodesenvolvimento de qualquer pessoa que deseje adotar o yoga como filosofia de vida, entre estes:

– Biopsicologia – o sistema de tratamentos psico-emocionais por meio de técnicas yóguicas;

– Bases do Ayurveda – a ciência médica e terapêutica tradicional da Índia;

– Tratamentos Yóguicos – combinação de asanas e pranayamas para tratamentos de saúde;

Turma de Instrutores 2014/15