Estatuto & Ideologia do Instituto Sada Shiva

I. Missão

“Estudo de Si Mesmo e Serviço para o Bem-Estar de Todos os Seres”

II. Ideologia e Valores

O Instituto Sada Shiva tem como ideologia a propagação de práticas e conhecimentos que propiciem ao ser humano experiências que o auxilie a pesquisar, estudar e conhecer a si mesmo a fim de melhorar a qualidade da relação com sua natureza pessoal e com o universo em que habita.

Em essência, nos valemos das milenares práticas e conhecimentos da ciência do yoga, aliados e ponderados sob às tendências do pensamento científico contemporâneo. Privilegiamos uma abordagem que seja ao mesmo tempo intuitiva e racional, buscando esquivar-se de pensamentos dogmáticos (religiosos, filosóficos ou científicos).

Temos como valores os dez princípios cardinais universais da ética yóguica, chamados de Yama e Niyama (conduta social e conduta pessoal, respectivamente) que são:

YAMA – CONDUTA SOCIAL

  1. AHIMSA – significa não ferir ou magoar intencionalmente nenhum ser, nem mesmo lhes causar sofrimento através de pensamentos, palavras ou ações.
  2. SATYA – consiste em usar a mente e as palavras com propósitos benevolentes, mantendo o espírito da verdade.
  3. ASTEYA – significa abster-se do desejo de tomar ou manter objetos alheios.
  4. BRAHMACARYA – consiste em manter a mente absorta em Brahma – a Consciência Suprema – a todo instante.
  5. APARIGRAHA – é abster-se de coisas supérfluas e desnecessárias à manutenção do corpo. Levar uma vida simples.

NIYAMA – CONDUTA PESSOAL

  1. SHAOCA – limpeza do corpo e da mente. Os métodos para a purificação mental são: benevolência para com todos os seres, serviço e dedicação ao bem-estar dos outros e ser sempre prestativo.
  2. SANTOSA – significa manifestar contentamento em relação a tudo o que lhe for dado, mesmo com aquilo que não foi desejado. É importante manifestar alegria constante.
  3. TAPAH – consiste em suportar as provações físicas para alcançar a meta.
  4. SVADHYAYA – significa estudar e buscar compreender profunda e apropriadamente as escrituras clássicas e livros filosóficos.
  5. IISHVARA PRANIDHANA – é ter firme e implícita confiança em Iishvara – o Controlador Cósmico -, seja no prazer, seja na dor, na prosperidade e na adversidade, e perceber a si mesmo, em quaisquer atividades da vida, como um instrumento e não como o controlador do instrumento.

III. Proposta de Ações do Instituto Sada Shiva

a. Práticas destinadas a promover o ajustamento harmonioso entre corpo, mente e espírito.
b. Ações filosóficas, terapêuticas e educativas voltadas para o auto estudo, o bem-estar e a emancipação intelectual, social e econômica do ser humano;
c. Atividades que incentivem as pessoas a refletirem sobre as esferas mais sutis e elevadas da existência humana;
d. Atividades artísticas e culturais que possibilitem a expressão criativa da diversidade de sentimentos, ideias, inquietações, indagações e aspirações humanas;
e. Ações de cunho social voltadas à diminuição do sofrimento, da desigualdade, da discriminação e da exploração humana;
f. Ações ambientais destinadas à proteção e conservação de espécies animais e vegetais, assim como à educação e orientação referente a uma convivência harmoniosa entre o ser humano e a biosfera;

IV. Política de Preços e Remuneração de Profissionais

a. A ideologia do Instituto Sada Shiva é baseada no altruísmo. O lucro obtido através das atividades dirigidas no instituto deverá garantir que o mesmo cumpra com todos os seus compromissos, quite suas despesas mensais com impostos, contas de consumo e devida manutenção das instalações, assim como com a justa remuneração de seus trabalhadores, garantindo-lhes segurança e bem-estar.
b. Os preços praticados devem ser acessíveis à maior parte da população e, caso pessoas de baixa renda desejem participar de aulas, cursos ou palestras sem condições de cumprir com os valores totais sugeridos, uma alternativa solidária deverá ser pensada para que o máximo de pessoas sejam beneficiadas, e o instituto seja mantido;
c. Remuneração de trabalhadores: atividades que gerem lucro devem beneficiar de maneira justa todos que se engajem na sua realização, a não ser que o indivíduo abra mão de sua remuneração – neste caso os demais trabalhadores podem decidir em consenso sobre o direcionamento destes valores.
d. Serviço voluntário: atividades que não visem lucro podem ser conduzidas por pessoas que desejem dedicar seu tempo e esforço ao serviço voluntário. O Instituto Sada Shiva se compromete a cuidar de que as necessidades essenciais dos voluntários sejam supridas durante seu tempo de serviço, tais como alimentação, transporte e bem-estar.

V. Parcerias

Grupos e/ou indivíduos interessados em conduzir atividades nas dependências do Instituto Sada Shiva ou em nome do mesmo serão orientados a tomar conhecimento dos valores e ideologia vigentes a fim de que as ações aconteçam em ressonância com a proposta do instituto.
As propostas de parceria serão analisadas pelos dirigentes responsáveis pelo instituto seguindo os seguintes critérios, podendo ser aceitas ou declinadas:

V.I. Atividades permitidas no Instituto Sada Shiva:
a. Ações baseadas nos princípios éticos universais de Yama e Niyama;
b. Ações com abordagem universalista, inclusiva e neohumanista (que encorajem um sentimento de cuidado e respeito por todos os seres do planeta, não só os humanos);
c. Ações que encorajem os indivíduos a estudarem a si mesmos visando seu bem-estar individual e social;
d. Ações que emancipem o intelecto humano de qualquer forma de dogma limitador, segregador ou faccioso;
e. Ações solidárias que visem mitigar o sofrimento humano e dos outros seres com quem compartilhamos a vida na terra;
f. Ações de caráter ambiental, ecológico e sustentável;

V.II. Atividades não permitidas no Instituto Sada Shiva:
a. Ações baseadas em sócio-sentimentos: ideologias partidárias ou religiosas que enalteçam os direitos de certos grupos em detrimento ou alienação de outros por conta de aspectos culturais, étnicos, sociais, de gênero ou referentes a crenças;
b. Ações baseadas em geo-sentimentos: ideologias que apregoem sentimentos de superioridade ou inferioridade com base na origem e/ou localidade de indivíduos e grupos;
c. Atividades com valores discrepantes à realidade socioeconômica da localidade;
d. Atividades que se utilizem de psicoativos de qualquer natureza, mesmo com uma abordagem ritualística;
e. Cobrar por iniciações em meditação e outras práticas espirituais que conduzam à autorrealização (caso o palestrante queira cobrar por um curso ou palestra, as iniciações em meditação deverão ser oferecidas à parte, gratuitamente, mesmo às pessoas que não tenham pago pelo curso ou palestra, sem discriminação);
f. Ações violentas ou agressivas, sejam elas de natureza física ou psicológicas;
g. Ações religiosas de natureza doutrinária e/ou dogmática;
h. Ações com interesses políticos partidários;

VI. Utilização do nome e do yantra (símbolo) do Instituto Sada Shiva

O Yantra, símbolo que representa o Instituto Sada Shiva, acompanha as divulgações do instituto assim como suas atividades e material impresso; todavia não é uma logomarca e, portanto, não deve ser comercializada nem utilizada para fins promocionais.
A utilização do nome ou do símbolo do Instituto Sada Shiva devem acontecer mediante uma autorização assinada pelos responsáveis pelo mesmo.

VI. Diretoria e Contato

Rogério Meggiolaro Gouveia Soares – Satyavan [coordenador geral & instrutor]

Eduardo Tavolaro Serzedello – Ujesh Deva [coordenador administrativo & instrutor]