Biopsicologia – O Tantra Yoga

Yoga & Meditação

Biopsicologia – O Tantra Yoga

19 de maio de 2017 Sem categoria 0

Quantas vezes você entrou em conflitos por desejar estar em paz, concentrado e sereno, enquanto a sensação na mente e no corpo eram de dispersão e agitação?

Muito daquilo que compreendemos como nossa “psicologia” é um subproduto da biopsicologia humana, ou seja, nossas expressões psicofísicas e emocionais nascem nas glândulas endócrinas, a partir da secreção de seus respectivos hormônios. No cerne destas glândulas, assim como na confluência de nervos que as ativam, situam-se nossos centros psíquicos, os Chakras. Estes são os reguladores das propensões psicofísicas e emocionais que vivenciamos ao longo do dia.

Em outras palavras, mesmo que uma pessoa tenha ideias, pensamentos, crenças e convicções sobre como deva se sentir, descargas aumentadas ou reduzidas dos hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas levarão a uma expressão psicomotora e emocional condizente com a química daqueles hormônios. Posso ter por certo que viver em paz e serenidade seja bom para mim, todavia, se as glândulas adrenais estiverem hiperativadas, secretando altas doses de adrenalina no sangue, os estados psicoemocionais, assim como a tensão e agitação muscular pelo corpo será outra, diferente de minhas crenças e expectativas de paz e serenidade.

Este é só um exemplo, temos também as seguintes relações:
– a melatonina e a qualidade de sono e descanso;
– a serotonina, e a disposição à felicidade e bom ânimo;
– a influência da oxitocina na qualidade dos vínculos emocionais e de sociabilidade;
– a forte influência dos ancestrais hormônios sexuais, e assim por diante.

As técnicas do Tantra Yoga são focadas especificamente em “asanas” (posturas físicas de yoga) que massageiam através de compressão e descompressão, as regiões onde as glândulas endócrinas, nervos e seus respectivos chakras estão localizados, possibilitando ao praticante, ao longo do tempo, tonificar estas estruturas, trazê-las a um funcionamento mais equilibrado e, por consequência, desfrutar de estados físicos, psíquicos e emocionais de maior bem-estar.

Não basta querer ser feliz, desejar sentir-se bem, almejar o autocontrole, a paz e a serenidade, assim como também não basta simplesmente repetir mensagens de automotivação para aumentar os níveis de disposição, concentração e alerta. Um trabalho assertivo de modulação de nossa biopsicologia é requerido para levar o corpo e a mente a expressar suas melhores potencialidades.

Aqui no Instituto Sada Shiva, as técnicas de biopsicologia (tantra yoga), são praticadas nas aulas semanais junto com as posturas tradicionais do hatha yoga. Além disso, iniciaremos em agosto de 2017 o Curso de Formação de Instrutores de Yoga, no qual todo este conhecimento será estudado em profundidade. Faça uma visita ou agende uma aula para conhecer estas práticas milenares do yoga que são hoje estudadas e respeitadas pela ciência contemporânea.

Namaskar!
Rogério Satyavan

Deixe uma resposta