As Três Etapas do Hatha Yoga

Para que a prática do Hatha Yoga seja completa, há três etapas que devem ser trabalhadas:

Etapa 1 – a produção/captação de energia física através dos asanas (posturas de yoga). Isso acontece por meio de ativações biopsicológicas – isto é, estimulações metabólicas que influenciam o sistema de chakras (centros psíquicos).

Etapa 2 – a transformação/transmutação de energia física em energia psíquica. Esta canalização de energia é potencializada pelos pranayamas (prana = energia vital + yama = controle) praticas essencialmente respiratórias que harmonizam os chakras, os centros que controlam as frequências psicoemocionais. 

Etapa 3 – por fim, a introversão/canalização da energia psicoemocional para o atman (núcleo essencial do Ser), ou seja, a conversão de energia mental em energia espiritual. Isto é possível com a utilização de dharanas (exercícios de concentração) e dhyana (meditação). 

Uma vez que estas três etapas sejam realizadas, a prática do Hatha Yoga está completa. 

Por isso não se deve nunca confundir Yoga com exercício meramente físico. Nas palavras do Prof. Hermógenes, tratar o Hatha Yoga como exercício físico é como comer a casca da banana e jogar a polpa fora!

Fica aqui o convite para você se aprofundar em si mesmo e realizar o estado de Yoga: a unificação do seu ser individual (jiivatman) com o Ser Supremo (Paramatman).

Boa jornada a tod@s de volta para casa!

Namaskar

Satyavan Rogério

Instituto Sada Shiva de Tantra Yoga e Meditação

Rua Hortência, 26 – Martim de Sá – Caraguatatuba, SP

Fone/Whats 12 99750 4834

www.yogasadashiva.com.br

Curta & Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *